13 de set de 2016

Conselho Brasileiro de Oftalmologia reconhece Residência Médica em Feira de Santana


O Hospital de Olhos | HCOE passou a fazer parte do destinto grupo de instituições que possuem cursos de especialização credenciados ao Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). O resultado do credenciamento do Programa de Especialização Médica em Oftalmologia Clínica e Cirúrgica foi divulgado no último final de semana, durante o 60º Congresso Brasileiro de Oftalmologia, que aconteceu em Goiânia (GO).

De acordo com a coordenação do Programa, o credenciamento do CBO representa um importante passo. “Alcançar o credenciamento do CBO significa atender a critérios específicos no que diz respeito à qualificação do corpo docente, estrutura física e, principalmente, condições favoráveis para a formação de excelência desses médicos que escolheram exercer a oftalmologia. Estamos muito felizes com a notícia”, afirmou a Professora Doutora em Neuroftalmologia pela Universidade de São Paulo (USP), Clara Afonso, coordenadora médica da Residência.

O processo de credenciamento de Cursos de Especialização, realizado pelo CBO, inclui a análise da justificativa enviada pela instituição solicitante, do Contrato Social em que o ensino precisa constar nas finalidades da instituição, avaliação dos programas de Ensino Teórico e Prático do Curso, além da análise do currículo Lattes de todos os docentes do Programa. O serviço que se enquadrar nos critérios estabelecidos pelo Conselho é vistoriado e, posteriormente, indicado pela Comissão de Ensino para submissão ao Conselho Deliberativo.

Para Dr. Alex Ozores, chefe do Serviço de Residência, o credenciamento do Programa é o resultado de grande empenho. "Esta conquista é o fruto de muito trabalho e dedicação, além do investimento por parte do Hcoe", considerou.

Residência Médica Hcoe
A residência médica é uma espécie de pós-graduação, que na medicina funciona sob a forma de curso de especialização oferecido por instituições de saúde. Durante todo período que, em Oftalmologia é de três anos, os médicos residentes são orientados e supervisionados por médicos tutores.


Segundo a coordenadora médica, o programa de residência do Hcoe é desenvolvido, essencialmente, no Sistema Único de Saúde (SUS), uma forma de ampliar o acesso da população aos médicos especialistas. Atualmente 14 médicos participam do Programa de Especialização do Instituto Hcoe, que é o Centro de Estudos do Hospital.

Fonte: Notre Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui