29 de set de 2016

FTC promove Semana do Idoso e abre com seminário sobre Envelhecimento Humano

Foto: Divulgação

O aumento da população idosa na sociedade contemporânea não é apenas um dado estatístico, mas uma realidade que requer reflexões e ações para garantir o envelhecimento saudável. Com esta visão, a FTC Feira de Santana iniciou a Semana do Idoso, nesta segunda-feira (26/09), com um seminário sobre “Envelhecimento Humano e Saúde”. O evento faz parte do Projeto Fralda Solidária, realizado desde 2014, para arrecadar fraldas e produtos de higiene pessoal. 

Reunindo no Auditório Professora Terezinha Mamona profissionais de Medicina, Enfermagem, Psicologia e Nutrição, além de professores e estudantes da área de Saúde, o seminário possibilitou a discussão de várias questões relacionadas ao idoso. Ao todo, cinco palestrantes se revezaram na abordagem de temas como conflitos e dilemas éticos de uma sociedade envelhecimento e a atuação da Geriatria, Psicologia e Nutrição na melhoria da qualidade de vida do idoso.

Além das palestras feitas pela enfermeira e professora Marluce Alves Nunes Oliveira, médica geriátrica Taciana Tiraboschi, psicóloga Monique Cerqueira e nutricionista Evelyn Araújo, os participantes do seminário compartilharam um relato de experiência sobre a atuação do profissional de Enfermagem em relação aos idosos institucionalizados, feito pela enfermeira Ana Mary Franco Freitas.

Aos alunos do 6º semestre de Enfermagem coube a organização da campanha de arrecadação de fraldas, que beneficiará o Lar do Irmão Velho. O evento integra a disciplina Atenção à Saúde do Idoso, ministradas pelas professoras Caroline Soledade e Ramaiana Gonzaga. “Não estamos promovendo uma ação isolada, mas dentro do que prevê a disciplina e também assegurando a continuidade do projeto”, destacou a coordenadora do curso, professora Hayana Leal Barbosa.

“É muito gratificante perceber que discentes e docentes estão integrados neste projeto e na promoção da saúde do idoso como um todo”, afirmou a diretora adjunta da Faculdade, professora Marcly Amorim Pizzani, na abertura do evento. Ela ressaltou que a preocupação da FTC vai além da formação profissional, especialmente na área de Saúde, que requer profissionais capacitados, mas sobretudo humanizados.

O seminário foi marcado por momentos de emoção, como o relato da vivência de uma enfermeira no Lar do irmão Velho – instituição para a qual serão destinadas as fraldas arrecadadas na campanha – a apresentação do Sublime Coral da Igreja Batista Missão Evangélica. A programação contou ainda com a participação dos cantores Silvana Marques e Leonardo Lélis.



Por Madalena de Jesus – Ascom /FTC-Feira de Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui