20 de set de 2016

Lançamento de livros e de revista cultural no MAC




Dois livros e uma revista cultural serão lançados, no próximo dia 23, às, 19:30h, no Museu de Arte Contemporânea de Feira de Santana. Os livros são Iluminária, que reúne microcontos de Marcondes Araujo, e Haiku, um conjunto de haikais da autoria de Johny Guimarães. A revista é Mira, que entra na segunda edição, sob a coordenação de Araylton Públio, Edson Machado e Telma Siqueira. Os lançamentos fazem parte da programação da IX Feira do Livro de Feira de Santana.

Iluminária é o quarto livro de Marcondes Araujo, que já lançou Piolhos-de-cobra (vencedor do XI Prêmio Livraria Asabeça, categoria contos, publicado pela Editora Scortecci, de São Paulo, em 2012); Jeremias Ladrão-de-Cavalo e outros contos, lançado em 2014 pelo MAC; e minimalismo, livro de microcontos lançado pela editora alternativa Arribaçã, em 2015. Marcondes Araujo também participa da coletânea que será lançada no mês que vem pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, reunindo textos de 33 autores selecionados no projeto Mapa da Palavra, da Funceb. Na orelha de Iluminária, também pela editora Arribaçã, Marcondes explica seu objetivo com os microcontos: “Tentar obter o máximo de intensidade com o mínimo de palavras, usando, para isto, os recursos da  imagem, da antítese, do paradoxo, do absurdo, do insólito, do estranhamento, da surpresa, do deslocamento, do desconcerto e da reviravolta.”

Haiku é também o quarto livro de Johny Guimarães, que já publicou, os livros de poesia Lua desnuda (2015),Mata Escura (2015) e Bananeira florida (este ano). Ilustrado por Alam Sampaio,  Haiku traz poemas sem títulos, em forma de haikai, tendo como tema o erotismo. Dois poemas do livro:

Sofá de veludo
coxas erguidas
tulipas negras no jarro.


Borboletas nuas
se beijam à luz da lua
a noite deita na rua.

A revista Mira traz, entre outros assuntos, os artigos Arte Contemporânea, mas o que é isso?, da historiadora e crítica de arte Cristina Pescuma; Museu, memória e patrimônio, do artista visual, arquiteto e poeta Almandrade; Fotografia e memória, do artista plástico e arquiteto Juraci Dórea; A geração 80 do teatro feirense, do ator e escritor Araylton Públio; Cuíca de Santo Amaroesteta das partes baixas, do jornalista e documentarista Josias Pires; e o conto Mania de outono, do escritor Luis Pimentel.

Durante o lançamento, haverá apresentação de música instrumental por Tito Pereira e Rogério Ferrer.

O QUÊ: Lançamento dos livros Iluminária, de Marcondes Araujo, e Haiku, de Johny Guimarães; e da revista cultural Mira.
ONDE: Museu de Arte Contemporânea, na rua Geminiano Costa.
QUANDO: Dia 23, sexta-feira, às 19:30h.

Fonte: MAC Feira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui