6 de set de 2016

SecultBA abre inscrições para edital de Eventos Calendarizados



As inscrições para o novo Edital de Eventos Calendarizados do Fundo de Cultura da Bahia serão realizadas entre os dias 06/09 a 06/10/2016. A linha de fomento manterá o valor de investimento em R$ 3 milhões, com até R$ 300 mil por edição de projeto, válido por um período de três anos. As propostas deverão ser enviadas através do SIIC/Clique Fomento, disponível aqui.

O edital tem como objetivo incentivar a realização de atividades culturais consolidadas que tenham regularidade, garantindo estabilidade e também a formação de um calendário que contemple os diversos segmentos da cultura em diferentes regiões do Estado. Para esta seleção, serão considerados eventos calendarizados as iniciativas realizadas por pessoas jurídicas, com temática cultural específica ou diversificada, sob a forma de bienais, colóquios, conferências, painéis, festivais, entre diversos outros formatos que tenham periodicidade anual e duração superior a um dia.


A última edição do edital foi realizada em 2012, encerrando em 2015 e sendo prorrogado por mais um ano. Atualmente, 11 eventos estão entre os beneficiados e é consenso entre os proponentes a importância do benefício para continuidade de realização dos eventos.

Como um de seus objetivos, o Edital propõe formar um calendário cultural e manter a Bahia nos circuitos nacional e internacional, já que muitos dos projetos têm visibilidade no exterior e recebem artistas e produções de todo o mundo, permitindo o acesso a novas experiências, estéticas e manifestações culturais. Isso confirma a importância da iniciativa para o desenvolvimento econômico e social.

O acesso ao edital será dado a pessoas jurídicas que tenham por objeto atividades na área cultural e que possuam domicílio ou estabelecimento no Estado há pelo menos três anos. Além disso, os proponentes precisam estar adimplentes com a Fazenda Pública, com as linhas de fomento da SecultBA e não podem ser servidores públicos, ou estejam sendo patrocinados pelo Fazcultura com a mesma proposta. Mais informações podem ser acessadas no edital.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA)
 - Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. 

Edital nº 25 - Eventos Calendarizados 2017-2019

Port. nº 171 - Abertura Edital Calendarizado 2017_2019


Projetos apoiados pelo Edital Eventos Calendarizados em tramitação


PROJETOPROPONENTE
FESTIVAL DE MÚSICA INSTRUMENTAL DA BAHIAAssociação Instrumental da Bahia
FESTIVAL LATINO AMERICANO DE TEATRO DA BAHIA - FILTEBAHIACarranca Produções Artísticas. Ltda
PANORAMA INTERNACIONAL COISA DE CINEMACoisa de Cinema
FESTIVAL UMBUZADA SONORAConspiradoria Projetos e Produções Ltda
FENATIFS - FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO INFANTIL DE FEIRA DE SANTANACooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia
INTERAÇÃO E CONECTIVIDADE - ENCONTRO DE DANÇADimenti Produções Culturais Ltda
EXPOSIÇÃO DE ARTES VISUAIS - CIRCUITO DAS ARTES – TRIANGULAÇÕESEmpresa Livre Ass de Comunicação e Info Ltda
FIAC BAHIARicardo Ribeiro Liborio Junior - EPP
CACHOEIRADOC - FESTIVAL DE DOCUMENTÁRIOS DE CACHOEIRARitos Produções em Comunicação e Cultura
FESTIVAL INTERNACIONAL DE ARTISTAS DE RUASS Produções e Eventos Ltda
FESTIVAL DE CORAIS - VOZES NA CHAPADATerra Verde Turismo Ltda

Fonte: Secult Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui