10 de out de 2016

Cuca colabora com atividades culturais da Secretaria Estadual de Educação




Este ano, o Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), através de uma parceria com o Núcleo Regional de Educação (NRE19), participou da realização da edição 2016 dos Projetos Artísticos e Culturais da Secretaria de Educação do Estado (SEC). O processo envolveu a formação dos professores articuladores dos projetos, através de oficinas preparatórias no Cuca; audições públicas com os resultados alcançados em cada linguagem; cessão de pauta nos espaços físicos do Cuca; e a participação das equipes na programação do Aberto do Cuca.

Os projetos artísticos se caracterizam como eixos do processo educativo, propostos pelo Programa “Educar para Vencer” sobre as diferentes linguagens artísticas, como música, poesia, dança, teatro, coral, vídeo e patrimônio. As propostas se desdobram em três etapas: a escolar, a regional e a estadual. O que as norteiam é a liberdade de criação estudantil, privilegiando a diversidade cultural e estética. A etapa regional NRE19 foi realizada no Cuca, durante o Aberto, no mês de setembro.


O museólogo Cristiano Silva Cardoso, diretor do Museu Regional de Arte do Cuca ministrou a palestra de abertura dos projetos no Auditório do Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães e elaborou, junto com sua equipe, a Cartilha Educativa para a Educação Patrimonial e Artística (EPA), que foi aplicada na oficina preparatória. O museólogo avaliou como extremamente proveitosa a ação, e destacou destacando-se a qualificação da leitura dos participantes sobre o fenômeno patrimonial e sua real função, de coesão social.

Vários servidores do Cuca participaram das atividades de capacitação, a exemplo da diretora, Rosa Eugenia Vilas Boas, que compôs duas bancas julgadoras; os coordenadores das áreas de dança, música, museu e teatro: Marco Caribé, Vandson Nascimento, Cristiano Cardoso e Jaci Queiroz; os servidores: Doraneide Tosta e Jailton Nascimento, e equipe do Museu Regional de Arte; Antonia Bahia, do Seminário de Música, e Jorge Galeano, ligados à Coordenação de Artes Visuais; e Karina de Farias, ligada à Coordenação de Teatro.

A Diretora do CUCA, Rosa Eugenia Vilas Boas, além de parabenizar o esforço e a criatividade das equipes envolvidas, reforçou o caráter emancipatório como característica fundamental das políticas públicas desenvolvidas pelo Cuca, tendo em conta sua natureza formativa, de mediação, atuação e empoderamento artístico.      


Fonte: Ascom/UEFS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui