11 de out de 2016

Uefs apóia campanha de prevenção de incêndios na Chapada Diamantina

Foto: Fogo de turfa do incêndio do Morro Branco. As chamas não são visíveis pois se concentram abaixo da superfície. Autoria: Marcela de Marins | Blog - Parque Nacional Chapada Diamantina

Com o objetivo de evitar incêndios na Chapada Diamantina, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) se uniu a outras instituições e entidades para empreender uma campanha massiva de conscientização, que visa o esclarecimento da população local, dos visitantes e dos motoristas que trafegam na região quanto aos riscos e consequências do fogo para esse bioma.

Idealizada pelo Conselho Nacional do Parque Nacional da Chapada Diamantina (Conparna), com o apoio da Uefs, Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Guia Turístico Chapada Diamantina, Flora Comunicação e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a campanha "Fogo: culpa de um, desgraça de muitos" está promovendo uma série de ações, com a finalidade de trabalhar a prevenção e antecipar articulações.

Com o período de estiagem, iniciado em setembro, os riscos de incêndios aumentam na região e as queimadas, além de matarem animais silvestres e destruírem a vegetação local, fazem com que as comunidades que vivem no entorno percam o solo e a água, necessários ao cultivo de subsistência, além de demandarem um grande esforço dos voluntários que doam o seu tempo de trabalho para combater as chamas.

Em função disso, a equipe que está executando a Ação Integrada de Prevenção a Incêndios vem distribuindo cartazes e cartilhas, divulgando spots em rádios e realizando intervenções em escolas, a fim de evitar que pessoas desavisadas façam fogueiras e acabem provocando mais uma tragédia ambiental, como a ocorrida em  2015, que devastou 51 mil hectares de vegetação em três meses, 15 mil deles pertencentes ao Parque Nacional da Chapada Diamantina.


Fonte: Ascom/UEFS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui