17 de dez de 2016

FAEG-Sul realiza última reunião de 2016

Com mais de sete anos de existência, o Fórum de Agentes e Empreendedores Culturais do Território Litoral Sul (FAEG-Sul) realizou, no último dia 9 de dezembro, sua última reunião de 2016, na cidade de Buerarema. Uma das pautas de destaque foi o programa Municípios Culturais, lançado em agosto pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), por meio de sua Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult).
O encontro aconteceu na Casa da Cultura Jonas e Pilar e reuniu agentes e dirigentes culturais do território, que puderam conhecer esta nova iniciativa das políticas culturais da Bahia. A partir da adesão dos municípios baianos, o Municípios Culturais se consuma em duas linhas: “Fortalecimento do Sistema de Cultura”, que pretende estabelecer as condições para a organização necessária ao desenvolvimento do Sistema Estadual de Cultura da Bahia e dos sistemas municipais; e “Apoio ao desenvolvimento de ações culturais nos municípios”, em que os municípios que devidamente cumprirem as exigências da primeira linha poderão pactuar a realização conjunta de ações culturais. Dúvidas sobre o processo de adesão, que fica aberto até 31 de março de 2017, e sobre as práticas do programa foram esclarecidas.
Outro tema abordado foi a relação entre cultura e gastronomia e a valorização da cozinha regional como identidade, numa apresentação de Merice Rocha, gastrônoma e pós-graduanda em Gestão Cultural pela UESC-BA. Intervenções artísticas também ocuparam espaço na programação, com apresentações de Maria do Carmo, Ramon Vane e Leo Bailarino.
A reunião contou com apoio cultural da Prefeitura Municipal de Buerarema, da Sudecult/SecultBA e do Instituto Macuco Jequitibá

Programa Municípios Culturais -  Para mais informações e documentos para adesão acesse o link abaixo:


Enviado por Hygor Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui