8 de dez de 2016

Serrinha vai sediar Audiência Pública de culminância da Campanha “Vamos Mudar a Regra do Jogo? Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”


O Movimento de Organização Comunitária (MOC) realizará nesta sexta-feira, 09 de dezembro, em Serrinha, Audiência Pública interterritorial de culminância da Companha 2016 “Vamos Mudar a Regra do Jogo? Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres” que visa envolver homens e mulheres para refletir criticamente sobre os padrões culturais geradores de desigualdades de gênero e a violência contra as mulheres, na perspectiva de mudanças de atitudes e comportamentos machistas, para garantia dos Direitos Humanos das Mulheres e uma cultura de paz.

A Campanha tem sido bastante intensificada em municípios de atuação do MOC nos Territórios do Sisal e Bacia do Jacuípe principalmente durante a mobilização anual “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e poder público engajados nesse enfrentamento. Desde sua primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países. No Brasil, esta mobilização acontece desde 2003 e, para destacar a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras, as atividades aqui começam em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra indo ATÉ 10 de dezembro.

Além do MOC a Audiência contará com representação da Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres (SPM), da Ouvidoria Geral da Defensoria Estadual, do Conselho Estadual da Defesa dos Direitos das Mulheres (CDDM), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) campus Conceição do Coité,  organizações de mulheres e sociedade civil.

Será um espaço de fortalecimento na busca de direitos e igualdade para as mulheres com reflexões sobre o contexto das desigualdades, debates sobre as várias formas de violência e ainda apresentar de forma mais detalhada a campanha que envolve os homens no enfrentamento à violência contra as mulheres. Na oportunidade também serão elaboradas estratégias de divulgação da Lei Maria da Penha, denuncia da violação dos direitos das mulheres e intervenção na política de enfrentamento a esse tipo de violência.

Dentro da programação haverá roda de prosa, momentos de debates e interação onde as mulheres poderão expressar suas vivências diárias, lutas e conquistas. Os Comitês de Mulheres ainda poderão apresentar suas propostas territoriais no enfrentamento a violência contra mulheres.


SERVIÇO
O quê?
Seminário regional de culminância da Companha 2016 “Vamos Mudar a Regra do Jogo? Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres” Quando?
Entre 09 de dezembro de 2016
Onde?
Auditório da Funasa, em Serrinha, das 09:00 às 17:00 horas.

INFORMAÇÕES:
Selma Glória

MOC-Programa de Gênero-Tel: (75) 3322-4444 (75) 75 98138-6099


Fonte: Ascom/MOC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui