14 de jan de 2017

Aplicativo criado em Feira de Santana auxilia desenvolvimento de crianças autistas

Foi a partir de uma experiência pessoal que Guilherme Bastos Neto, estudante de Sistema de Informação (SI) da UNIFACS em Feira de Santana, teve a ideia de criar o ‘Autástico’, aplicativo para smartphones e tablets dedicado a crianças com autismo. Pai de dois filhos, Doni, de 9 anos, autista, e João Guilherme, de 5 anos, neurotípico, o estudante sempre observou com atenção o interesse dos filhos por jogos eletrônicos. Após um evento de tecnologia realizado pela Universidade em 2014, e incentivado pelo professor Gledston Carneiro, orientador de seu Trabalho de Conclusão de Curso da graduação, Guilherme começou a desenvolver o aplicativo.
Screenshot_2016-11-29-16-38-45“A ideia vinha sendo maturada há mais de um ano. Sou pai de um menino autista que ama jogos, conheço a realidade e, após assistir uma palestra, a vontade de desenvolver e criar jogos aumentou ainda mais e se tornou realidade. A pesquisa sobre a melhor ferramenta de desenvolvimento e o processo em si durou mais de um ano. Foi feito com muita dedicação e carinho”, explica o estudante.
Lançado em setembro, o ‘Autástico’ é dedicado a crianças autistas de 2 a 5 anos, podendo ser usado também por crianças neurotípicas, ou seja, que não são autistas. Segundo Guilherme, o aplicativo tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento dessas crianças, de forma lúdica, interessante e divertida, trabalhando coordenação motora, desenvolvimento cognitivo, emoções, expressões faciais, além de formas e cores básicas.
Gratuito e de fácil usabilidade, o aplicativo está disponível na plataforma Android e já soma mais de 1.000 downloads na PlayStore, um dos canais em que está sendo disponibilizado. O ‘Autástico’ foi inteiramente desenvolvido por Guilherme após um ano de pesquisa e de consultas a pedagogos e médicos especialistas. Além de criar o sistema, o estudante foi também designer do projeto, desenhando e executando toda a parte gráfica do aplicativo. Além da PlayStore, está disponível também nas lojas AppBrain, SlideMe, Itch.io, Playboard.me, Indie Game Stand e AppsZoom.
Screenshot_2016-11-29-16-46-34   Screenshot_2016-11-29-16-48-17   Screenshot_2016-11-29-16-48-39   Screenshot_2016-11-29-16-48-59

Fonte: Unifacs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui