17 de jan de 2017

Especialistas alertam sobre riscos para os “atletas de verão”



A chegada da estação mais quente do ano incentiva muitas pessoas a praticar atividade física. É nesta época que surgem os chamados “atletas de verão”, aqueles que querem adotar hábitos saudáveis a qualquer custo, mesmo não estando preparados para isso. Especialistas alertam que é preciso ter cuidado para que o esforço em um curto tempo não se transforme em problemas sérios de saúde.

Quando o indivíduo apresenta uma doença cardíaca ainda não diagnosticada, por exemplo, a prática de atividade física pode desencadear eventos indesejáveis, como infarto, AVC e até a morte. Por conta disso, uma avaliação médica é fundamental antes do início da prática regular de exercícios.

Dentre os exames mais indicados para avaliar se temos ou não condição de encarar uma “maratona” de atividades físicas é o teste ergométrico. Com ele é possível medir a capacidade funcional, a condição física, analisar o comportamento da frequência cardíaca, da pressão arterial e o aparecimento de arritmias.


Nesse contexto, o médico disponível para entrevistas, poderá falar sobre os riscos que os “atletas de verão” correm, os cuidados necessários antes de começar a praticar atividade física, bem como, os benefícios desse hábito para o coração, quando realizado da maneira correta.


Fonte: Notre Comunicação (Eveline Cordeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui