25 de jan de 2017

MEI recebe capacitação que apoia na elaboração da declaração de faturamento

Processo facilita a vida do microempreendedor individual, que tem até o dia 31 de maio para apresentar o documento obrigatório

Vívian Rodrigues
Com o objetivo de estimular a capacitação de microempreendedores individuais (MEI) e, assim, promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, o Sebrae Feira de Santana está realizando um atendimento especial voltado a este público. Trata-se do ciclo de oficinas e workshops associado ao suporte para preenchimento da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-MEI) e a emissão de boletos mensais do Documento de Arrecadação Simplificada (DAS-MEI).
De acordo com a técnica do Sebrae, Patrícia Oliveira, a estratégia é otimizar o tempo de atendimento do microempreendedor que procura a instituição. “Propomos uma facilidade. Ele apresenta a documentação e quando sai da sala de treinamento recebe a declaração já pronta, boletos e o formulário de anotações do faturamento de 2017. Assim já fizemos o mais importante, que é auxiliá-lo através da capacitação”, explica.
Segundo o gerente regional do Sebrae, Isailton Reis, o microempreendedor ganha mais uma oportunidade de obter novos conhecimentos fundamentais para a gestão do seu negócio. “Considero de suma importância a capacitação do microempreendedor individual pela necessidade que o pequeno negócio tem de ser gerido de forma profissional”, pontua.
Trabalhando com o comércio de sorvetes há oito anos, a microempreendedora Linda Nunes foi ao Sebrae Feira de Santana na última quinta-feira, 19, para regularizar o seu negócio e participar da oficina SEI Planejar, apresentada pelo consultor e técnico do Sebrae, Eberval Santos. A atividade mostrou aos empresários como fazer o planejamento orientado para resultados. “Vou organizar minhas anotações, fazer o planejamento e dividir o meu dinheiro, ou seja, o que é meu e o que é do negócio. Às vezes a gente pensa que aquele rendimento é nosso e pode gastar, mas não é assim”, diz a empresária.
Estão sendo oferecidas diversas soluções Sebrae, como as oficinas SEI Vender, SEI Planejar, SEI Formar Preço, SEI Empreender e Workshop de Inovação. As inscrições estão abertas e são gratuitas. Para mais informações, os interessados devem comparecer ao Ponto de Atendimento do Sebrae no município (Rua Barão do Rio Branco, 1.225, Centro), entrar em contato pelo telefone 75. 3221-2153 ou, ainda, através da Central de Relacionamento (0800 570 0800).
DAS-MEI
Na cidade, cerca de 24 mil MEI devem declarar os ganhos anuais, através do documento. O prazo termina às 23h59, do dia 31 de maio, e o procedimento é feito pela internet através do Portal do Empreendedor. O Sebrae está com uma equipe para atender os que procuram orientação. Gratuita, a declaração resguarda os benefícios da formalização, como aposentadoria, auxílio-doença e salário-maternidade e é obrigatória para os microempreendedores individuais que se formalizaram até dezembro de 2016. Quem não declarar fica sujeito a multa e impossibilitado de participar de licitações.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui