13 de jan de 2017

O CANTO DA CIDADE - 25 ANOS



Por Edilson Veloso

A música “O Canto da Cidade” (Tote Gira/ Daniela Mercury), completa 25 anos em 2017. Foi em 14 de agosto, de 1992, que esse hit foi executado pela primeira vez em Rádio.


A letra faz referência a magia da cidade de Salvador. Letra fácil e de autoafirmação, tornou-se um grande sucesso, não só do Axé Music, pois, com sua ritmicidade inebriante, atravessou fronteiras.

Ganhou um novo arranjo nas mágicas mãos de Rey Conniff e de ninguém menos que Quincy Jones, o mesmo que foi produtor de Michael Jackson. Foi elogiada por grandes nomes do Show Busines.

Embora haja registro da parceria de Daniela com Tote Gira, o autor revela que compôs a obra sozinho, mas num gesto de gratidão, deu a parceria a rainha da Música Baiana. Tote revela como foi a emoção de ouvir sua obra ser tocada no Rádio mais de cem vezes em um só dia.

Para Liminha, um dos maiores produtores musicais do País, trata-se de uma letra perfeita. A verdade é que O Canto da Cidade revelou para as vitrines, o talento inconteste de Mercury, dando-lhe quatro Discos de Diamante e foi tocada em mais de cem Países. Vale ressaltar que essa música venceu em 1992 o Prêmio Sharp, concorrendo inclusive com nomes como Djavan e cia.

Ela está na lista das dez mais tocadas na história do Axé Music. Enfim; nada a mais para falar dessa obra de arte. Apenas repetir o que diz o autor, quando afirma com muita propriedade: “...o toque do afoxé, a força de onde vem, ninguém explica; ela é bonita.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui