9 de fev de 2017

6 ferramentas grátis para criar portfólio digital

Um Portfólio é uma importante ferramenta, não só para muitos profissionais, como também para estudantes e até mesmo professores.
Um portfólio serve para mostrar suas competências e aprendizados. Por isso ele é muito útil para profissionais que estão procurando emprego, oportunidades de estágios ou então tentando uma bolsa científica.
É muito comum você precisar de um “curriculum” para esse tipo de coisa, para isso o Portfólio se mostra mais eficaz que um curriculum normal, e pode aumentar as suas chances de conseguir o que procura.
Os portfólios também possuem uma grande aplicação dentro da educação, onde estudantes podem usá-los para registrar seus aprendizados, mostrar sua melhora escolar para os pais e consequentemente potencializar a capacidade de memorizar vários assuntos.
Já para os professores os Portfólios podem ajudar na hora de organizar as aulas, manter a devida atenção para o aprendizado de cada aluno, sem contar a possibilidade de melhorar as reuniões de pais com uma dinâmica melhor.
Esse conceito é conhecido como Portfólio Educacional.

Confira as melhores opções para construir um portfólio online

Para fazer bons portfólios sem gastar nada e completamente online você pode utilizar uma série de sites.
Alguns estão em inglês, o que além de ajudar em tudo que falamos no começo de texto, ele também pode ajudar a entender melhor a língua inglesa e prepará-los ainda mais para o mercado.

1- SeeSaw

Apesar de ser um app em inglês, ele possui fácil entendimento e uma interface bem intuitiva, ele pode ser facilmente ensinado para os alunos.
Ele pode ser encontrado em qualquer aplicativo móvel. iOS, Android, Kindle, ChromeBooks e muitos outros.
Ele possui uma grande variedade de multimídia como fotos, vídeos, desenhos, PDF etc.

2- WeLearnedIt

O WeLearnedIt é um aplicativo completamente desenvolvido para facilitar a vida de professores e educares em classe.
Com o aplicativo eles podem utilizar uma série de funções e ferramentas para criar uma plataforma de aprendizado diferenciada.
Com ele é possível acompanhar o rendimento dos alunos, dar um feedback rápido para os pais e organizar as aulas com muito mais facilidade.

3- Google Sites

O Google Sites permite que você crie e edite um site de forma simples e completamente descomplicada.
Dessa maneira você pode criar um portfólio de aprendizado para ser compartilhado e talvez até mesmo editado por toda a classe.
Assim você pode passar tarefas de forma melhor, organizar as aulas de forma mais rápida, além de criar um ambiente de estudos fora da sala de aula.

4- Silk

O Silk é um formato de arquivo de internet em que você pode fazer um tipo de “sub site” dentro da plataforma Silk.
Nessa plataforma você pode colocar informações, vídeos, fotos e transformá-las em gráficos e outros recursos multimídia.
Como portfólio educacional ele pode facilitar a apresentação de muitos assuntos, podendo até mesmo ser acessado fora da sala de aula.

5-Weebly

O Weebly, totalmente em português, é uma plataforma que permite a criação de web sites de maneira rápida e com apenas alguns cliques. Dentro de um site você pode usar os recursos e ferramentas da plataforma para criar um portfólio educativo da melhor forma possível.

6- Tackk

O Tackk é um aplicativo que permite a construção de histórias e apresentações através de uma interface gráfica com imagens, sons e objetos interativos.
Com ele é possível a criação de um portfólio educacional para a apresentação de aulas, até mesmo a entrega de trabalhos.
Então leitores, o que acharam dessas dicas? Já pensaram em usar portfólios educativos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui