4 de fev de 2017

Como escrever melhor

Um dos pontos mais importantes para uma boa carreira profissional é a escrita. Não é incomum entrevistas de emprego em que é necessário fazer uma redação ou até mesmo um simples ditado.
Não há como negar a importância da boa escrita em qualquer situação.
Seja para passar em um importante concurso ou simplesmente para se comunicar com pessoas, mandar e-mails profissionais e muitas outras situações corriqueiras da vida.

Como melhorar a sua escrita?

É importante estar sempre praticando e melhorando a sua escrita. Pode parecer fácil, mas não é bem assim, porém com algumas atitudes simples é possível melhorar sua escrita sem precisar de horas e horas de estudo.

Escreva corretamente na internet

Na internet a linguagem é bem diferente do que é considerado correto. Não há problema em escrever de forma descontraída e diferenciada na internet, isso sempre existiu.
Existem muitas abreviações, ou simplesmente uma maneira completamente diferente, as vezes mais difícil, de escrever uma palavra.
Pode parecer que não, mas essa prática de escrever errado reflete na hora que vamos escrever textos sérios. “O costume do cachimbo que entorta o beiço”, esse é um ditado que vale muito nesse aspecto.
Tente escrever de forma mais correta na internet, mesmo que seja o simples hábito de escrever palavras completas, sem abreviações, logo você irá notar uma visível melhora na sua escrita.

Pratique!

Para fazer qualquer coisa melhor não existe outra fórmula que não seja a prática.
Não importa o que você quer fazer, seja uma arte, seja melhorar em um esporte, seja ser melhor em um jogo competitivo, você só alcança isso na prática.
Portanto, se você quer escrever melhor, comece a escrever.
Tente fazer redações diversas, use o próprio computador para poder ter uma ajudinha do corretor ortográfico.
Escreva sobre o que você gosta, tente escrever em estilos diferentes como narrativa e dissertação.
Exercite sua escrita para melhorá-la.

Leia seus textos em voz alta

Ler os textos em voz alta é uma excelente maneira de detectar erros na sua escrita, cacofonias e rimas desnecessárias.
Sempre que você escrever um texto procure ler em voz alta para identificar possíveis problemas para aprender a corrigi-los e melhorá-los. 
Ler o texto em voz alta também ajuda a entender muito sobre acentuação e pontuação, pontos cruciais para uma boa escrita.

Estude pontos técnicos

A língua portuguesa é considera uma das línguas mais difíceis de serem aprendidas. Por quê? Por causa da acentuação das palavras.
Nosso vocabulário possui uma infinidade de palavras que mudam completamente o sentido com apenas um acento.
Infelizmente não há maneira simples de aprender a complexa acentuação da língua brasileira sem estudá-la e entender como esses acentos realmente funcionam.

Leia, leia bastante

Essa é a mais clichê entre todas as dicas, porém, ela é completamente funcional.
Não há uma maneira de escrever bem se a pessoa não lê. Isso serve para quem quer fazer redação ou para quem quer viver da literatura, se não ler não vai escrever bem.
Na dica para estudar os pontos técnicos é dessa maneira que você faz isso, lendo.
Ler e escrever estão diretamente ligadas, da mesma forma que ler melhora sua escrita, escrever melhora sua leitura.
A partir da leitura você desenvolve não só uma compreensão maior sobre as palavras e seus usos, mas também melhora seu estilo de escrita, seja ele qual for.
O que acharam dessas dicas leitores? Qual o método que mais funciona para você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui