22 de fev de 2017

“Conferência Feirense de Mulheres” dia 04 de março no CUCA às 16 horas


por Aninha Lemos

Sob a luz do século XXI, faz-se necessário ressignificar os caminhos percorridos pelas mulheres no que tange aos seus direitos, deveres e emancipação enquanto cidadãs e autoras de seus fazeres competentes em todas as instâncias que lhes aprouverem.

            A I Conferência Feirense de Mulheres será palco de diálogos, apropriando-se de diversos olhares: histórico, antropológico, filosófico, literário, psicológico e artístico. Tais abrangências ratificam as mulheres enquanto seres integrais, polivalentes e multifacetados.
            Dessa forma, conhecer e dialogar sobre a evolução feminina, revela o quanto houve crescimento pessoal em cada mulher, bem como entendimento sobre a sua essência e necessidades por parte da sociedade. Prosseguir com a troca de saberes, fortalecendo tais construções, perpassando por todos os vieses do conhecimento, é o propósito maior da conferência supracitada.

            Assim, este evento tem caráter observativo e dialógico, visto que Feira de Santana representa a maior cidade do interior do estado da Bahia, possuindo mulheres que são doutas em seus saberes (nascidas no município ou habitantes e edificadoras da história do mesmo), bem como necessita promover o conhecimento a luz das reflexões provocadas durante a exposição de informações com caráter científico e/ou cultural, nivelando seus diálogos com os debates contemporâneos e mundiais. 



            Nessa perspectiva, a conferência se organizará com as seguintes personalidades e suas respectivas apresentações:

EXPOSIÇÕES

·         IONE CARLA: LANÇAMENTO DO LIVRO “RE_VERSOS”, EDITORA POESIAS ESCOLHIDAS, 2017;
·         ANA REIS: EXPOSIÇÃO  FOTOGRÁFICA ;
·         IONE FERNANDES: EXPOSIÇÃO ARTÍSTICA (TELAS E ESCULTURAS);

DISCURSOS

·         FABIANA MACHADO: "A MAL – DITA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA ERA HOMEM MÁQUINA";
·         MARIANA PAIM: “COMO A PESQUISA LITERÁRIA  CONTRIBUI NO FORTALECIMENTO  DAS BASES DA MULHER CONTEMPORÂNEA NO SEU PROCESSO DE  EMPODERAMENTO?”;
·         JOELMA OLIVEIRA: ”QUEM É A MULHER CONTEMPORÂNEA? – DEFINIÇÕES PSICOLÓGICAS SOB O OLHAR DA GESTALT-TERAPIA” ;

DIÁLOGO

·         RITA SANTANA & CLARISSA MACEDO: “MULHER, ARTE E DISCURSO: DIÁLOGOS POSSÍVEIS”;


EXPRESSÃO CORPORAL

·         CARMEM SILVA: DANÇA   AFRO “TRANSCENDÊNCIA FEMININA”;



PERFIL DAS MULHERES


Rita Santana

Graduada em Letras com habilitação em língua francesa pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1997). Publicou seus contos no Diário da Tarde, de Ilhéus e no suplemento cultural do jornal A Tarde, de Salvador; foi uma das coordenadoras do projeto Universidade em Verso na UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz); 2004 publicou o livro de contos “Tramela” através da Fundação Casa de Jorge Amado, com o prêmio Braskem de Cultura e Arte - Literatura, para autores inéditos. Em 2005 participa da antologia “Mão Cheia”. Em 2006 publica o livro de poesia “Tratado das Veias”, através de seleção feita pelo selo As Letras da Bahia, Fundação Cultural do Estado e o livro de poemas Alforrias é  publicado em 2012 pela Editus.

Ione Fernandes

Formação acadêmica: licenciada em Letras Vernáculas e Literaturas, graduanda em Psicologia, Psicanalista em formação. Formação artística: Artista Plástica autodidata. Iniciou os estudos em Artes Plásticas em 1999 no CUCA- Centro Universitário de Cultura e Arte, em 2001 iniciou curso em Artes Plásticas no Núcleo de Arte Contemporânea de Feira de Santana-BA. Participou da oficina Artes Plásticas: Imagens do Sertão – Universidade Estadual de Feira de Santana - BA, participou da Oficina de Artes Visuais – Fundação Cultural do Estado da Bahia, Participou do PROARC – Projeto de Arte Contemporânea de Feira de Santana.

Clarissa Macedo

Licenciada em Letras Vernáculas, mestra em Literatura e doutoranda em Literatura e Cultura, é escritora, revisora, professora e pesquisadora, com diversos projetos em andamento, como a tradução de poetas (espanhol/português – português/espanhol). Apresenta-se em eventos pelo Brasil e no exterior (Colômbia, Peru, Cuba), com convites para mais de 18 países. Está presente em inúmeras coletâneas, além de diversos blogues, revistas (como a Machado de Assis) e sites. É autora de O trem vermelho que partiu das cinzas (Pedra Palavra – 2014) e de Na pata do cavalo há sete abismos (7 Letras – Prêmio Nacional da Academia de Letras da Bahia – 2014), ambos de poesia. Sua obra está traduzida para o espanhol e em processo de tradução para o inglês. Integra a plataforma do Mapa da Palavra (http://mapadapalavra.ba.gov.br/clarissa-macedo/) e apresenta o programa Feira Literária. Prepara dois novos livros. Contato: clarissamonforte@gmail.com / http://clarissammacedo.blogspot.com.br.

                                                                  Mariana Paim

É licenciada em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana e mestre em Estudos Literários pela mesma instituição. Atualmente dedica-se ao magistério, a pesquisa literária, principalmente sobre a temática do homoerotismo feminino presente na obra de Cassandra Rios e a escrita, mas flerta também com outras linguagens artísticas. Publicou poemas em algumas revistas e nas antologias Cidade (DiaboA4 Editora, 2013); Arcos de Mercúrio (DiaboA4 Editora, 2015); Rosa Rubiginosa (Alpaca Press, 2016) e Jardim do Kaos (DiaboA4 Editora, 2016), esta trabalhando na produção de seu primeiro livro Ausência (edição da autora) e publica ocasionalmente em: https://medium.com/@marianapaim.
    
ANA REIS

Ela começou a mergulhar no universo fotográfico em 2011, de onde nunca mais saiu! Tem buscado através das artes visuais, principalmente da fotografia, desenvolver uma linguagem de viés conceitual pautada nas experiências através do corpo/sensações íntimas como meio de autoexpressão. 
Faz parte do Coletivo de Empoderamento de Mulheres – FSA, no qual ensejou discussões que culminaram na construção da oficina Fotografia e Empoderamento de Mulheres, oficina que já foi ministrada em colégios, institutos, museus e centros de cultura da cidade. Em 2016 foi responsável pela fotografia do solo Escandalosa da atriz Brisa Morena, espetáculo que fez parte da Mostra Abundância do Teatro Base.
**Exposições Coletivas:
. A poesia está na rua Festival Inverso – Arte Integrada & o DiaboA4 em 2013 no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC). Feira de Santana, Bahia;
. Aberto do Cuca 2014 – Título: Corpo devastado, natureza exposta. Centro de Cultura de Arte da Universidade Estadual de Feira de Santana - Bahia;
. Panorama 2014: Mostra de Fotografias – Título: Corpo devastado, natureza exposta - Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC). Feira de Santana - Bahia; 
. Panorama 2015: Mostra de Fotografias – Título: Me desfaço - Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC). Feira de Santana, Bahia;
**Publicações:
. 2015 –  Revista Farpa – Financiamento Coletivo via Catarse – Salvador, Bahia.
. 2016 - Revista Abundância. Edição 4 – outubro de 2016. https://www.teatrobase.com/edicao-4-ra
  
IONE CARLA

Poetisa, atriz, consultora linguística, professora de gramática, Literatura e produção textual do Ensino Médio há mais de dez anos. Especialista em Psicopedagogia pela UCSAL, Graduada em Letras Vernáculas pela UEFS onde atuou no grupo de declamação "Os Bocas do Inferno".
É autora do livro "Suicídio Anacrônico (Editora Pinaúna, 2014); Tem publicações em quatro antologias poéticas.
  
CARMEM SILVA

Graduanda em Artes Visuais pela Uniasselvi; Coordenadora e Professora da oficina de dança afro na Comunidade Fonte de Lili; Ministrante do workshop de dança afro pelo Grupo Mandala; Coordenadora Geral do Encontro de Mulheres Negras de Feira de Santana (6 anos);
Professora de Dança Afro pelo Projeto Pomba Erê  Curumim, na Comunidade da Rua Nova; Palestrante no Colégio Nobre - Tema: O papel da Mulher na Sociedade Contemporânea; Professora e Coordenadora de dança afro na Associação Cultural movimento Negro Afoxé Pomba de Malê, Comunidade da Rua Nova; Ministrante de dança afro no Projeto Cultura em Movimento, pela Prefeitura Municipal de Santo Estevão; Professora de dança afro do Programa AABB Comunidade; Dançarina do Grupo Trilogia do Reggae.

FABIANA MACHADO

Advogada. Pós-Graduada em Filosofia Contemporânea pela UEFS. Professora Licenciada da FTC. Membro  Colaboradora da Comissão Estadual de Proteção aos Direitos da Mulher da OAB/BA. Poetisa. Membro da Academia de Cultural da Bahia. Coordenadora Regional da Pós-Graduação NCPC da OAB/ESA e Rede PG, Feira de Santana.

JOELMA OLIVEIRA
Psicóloga pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Bahia. Gestalt-terapeuta e Docente de Psicologia (UEFS - FAN e FAT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui