1 de fev de 2017

Semana Pedagógica da FTC discute a importância da comunicação para a aprendizagem

Foto: Assessoria / FTC

Saber se expressar, mediar conflitos e envolver o ouvinte. Os três princípios básicos para estabelecer o processo da comunicação são fundamentais para o desempenho do professor em sala de aula. Foi com esta abordagem, a partir do tema “A comunicação e os instrumentos de mediação na aprendizagem”, que a professora Carolina Silva Moraes Pereira abriu na noite desta segunda-feira (30/1) a Semana de Mobilização da FTC Feira de Santana.

“O professor hoje é um mediador de conflitos”, afirmou a palestrante, que é mestra em Literatura em Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e especialista em Língua Portuguesa e Gestão de Aprendizagem. Destacando que “a comunicação é a alma da mediação”, Carolina Moraes lembrou que é preciso estar atento para o fato de que comunicar é diferente de interagir. “60% das mensagens que emitimos quando não estamos falando”, frisou.

A professora falou ainda sobre as redes sociais, assunto que voltará a ser abordado na noite desta terça-feira (31/1), juntamente com questões sobre o novo acordo ortográfico, em uma oficina. A programação da Semana Pedagógica, cujo tema central é “Comunicação e mídias sociais a serviço da aprendizagem”, prosseguirá até sexta-feira (3/2) e inclui mais uma palestra, treinamento de docentes no Sistema Lyceum, recepção aos novos professores e reunião de colegiados para planejamento.

Esse momento, que envolve professores, coordenadores e assessorias pedagógica e acadêmica, marca o início das atividades do primeiro semestre. Para a diretora adjunta da FTC Feira de Santana, professora Marcly Amorim Pizzani, a receita para alcançar o propósito de fazer o melhor em busca da excelência é manter a união e o comprometimento da equipe no acolhimento ao aluno. “Ao mesmo tempo temos que ser firmes, porque acolher não é passar a mão pela cabeça”, enfatizou.

As atividades do evento, que é coordenado pela assessora pedagógica Celi Mendes Rios, estão sendo realizadas nos três turnos, alternadamente, no Auditório Professora Terezinha Mamona, nos laboratórios e em salas de aula. A proposta é, além de promover a integração, planejar conjuntamente as ações para as aulas do semestre 2017.1, que começarão nos próximos dia 13 e 20, para alunos novos e veteranos, respectivamente.
  

Enviado por Madalena de Jesus 
Fonte: Assessoria de Comunicação - FTC Feira de Santana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui