24 de mar de 2017

“Educadores precisam saber lidar com as dificuldades de aprendizado”,diz psicopedagoga

  
Acontece entre os dias 8 e 9 de abril, em Feira de Santana, no Edifício Multiplace (Shopping Boulevard) a partir das 8hs, o curso  DIPP - Diagnóstico Psicopedagógico das dificuldades de Aprendizagem, com a palestrante neuropsicopedagoga Jossandra Barbosa. O curso tem como objetivo contextualizar a Psicopedagogia no Brasil. Seu foco principal é auxiliar/diagnosticar as dificuldades de aprendizagem, mostrando aos psicopedagogos as suas atuações frente aos diversos ambientes de trabalho. 

A organizadora do evento, a psicopedagoga Anamy Lemos, pontuou que o curso vai auxiliar também na utilização de alguns instrumentos psicopegagógicos como interpretações e aplicações de testes, estudos de casos, intervenção (perpassando pelo olhar de quando intervir em casos clínicos, que são objetivos também do DIPp), além de formas para relatar, detalhadamente  a dificuldade de aprendizagem que o educando/paciente possui.

A psicopedagoga pontuou que o curso é muito importante, pois capacita ao profissional da área da Psicopedagogia e da área da educação a lidar com as dificuldades de aprendizado, pois é uma fusão entre diagnóstico,  intervenção e o relato das dificuldades.  “É crescente o número de crianças especiais na sociedade contemporânea, então para o educador, que não é psicopedagogo, já é um olhar para uma formação continuada visando estimular um olhar inclusivo”, disse.

Anamy ressaltou que ainda existe limitação por parte dos educadores em fazer relatórios das crianças com dificuldade de aprendizado, devido a pouca abordagem do tema na graduação, mas, ela lembra que este é uma exigência no universo educacional para que um professor possa encaminhar um aluno ao psicopedagogo. O curso também vai auxiliar os educadores na elaboração destes relatórios. Os interessados podem se escrever através do link  https://www.e-inscricao.com/universodepossibilidades/dipp ou ligar para 75-9818-9162.

Programação:

SÁBADO (08/04)
1º momento
Contextualização e atualidades da psicopedagogia no Brasil;
O trabalho do Psicopedagogos nos diferentes ambientes de Trabalho;
O psicopedagogo e as Dificuldades e Transtornos de Aprendizagens;

2º momento
Diagnósticos clínicos psicopedagógicos - DIPp
Como realizar o diagnóstico psicopedagógico?

SITUACIONAL
Transtorno de Aprendizagem;
MA – Modalidade de Aprendizagem;
Parte Prática: Como preencher a matriz diagnóstica;

3º momento
Os instrumentos e testes Psicopedagógicos:
- Conhecendo os testes;
- Como Aplicar;
-Como Interpretar;

DOMINGO (09/04)
4º momento
Correção dos Estudos de Caso;

5º momento
O que são as intervenções psicopedagógicas?
• Quando Intervir?
• Como realizar as intervenções em casos clínicos?
Intervenção – Dislexia e DAPC

6º momento
Como realizar as intervenções em casos clínicos?
Intervenção com Adultos;
Intervenção - Autismo;
Intervenção – Estimulação Congênita;
Encerramento e Entrega do Certificado de 40 horas



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui