16 de mar de 2017

HGCA completa 33 anos de serviços prestados à comunidade

O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA)  comemora 33 anos nesta quarta-feira, dia 15 de março, e se consolida como maior hospital público do interior da Bahia que concentra o maior número de especialidades médicas. O HGCA possui importante papel social e tem em seu quadro profissionais renomados que qualificam o atendimento à comunidade de Feira de Santana e macrorregião.
De acordo com dados do Serviço de Arquivo Médico e Estatístico (SAME) do HGCA, aproximadamente 2.500 pacientes são atendidos  mensalmente na emergência (clínicos e vítimas de traumas) e 2.700 no ambulatório (consultas com especialistas, pequenas cirurgias, ambulatórios ao portador de feridas crônicas e continuidade da assistência e acompanhamento à pacientes que oriundos da unidade).  
Segundo o diretor-geral do HGCA, Dr. José Carlos Pitangueira, a busca por melhorias para a unidade é diária e os desafios ainda são grandes. “O Clériston Andrade apesar de sofrer uma sobrecarga com demanda acima de sua capacidade é sem sombra de dúvida a única porta para muitos pacientes que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS), daí a importância de continuarmos  trabalhando para que o serviço oferecido seja de excelência", disse. 
Inaugurado em 1984 pelo então governador João Durval Carneiro. Atualmente, possui 300 leitos, sendo 24 de UTI adulto, 16 leitos na sala vermelha, 12 leitos de Unidade de Cuidados Semi-Intensivos Neonatal e 5 leitos de UTI Neonatal. O HGCA oferece aos seus usuários exames especializados como: raio-x, ultrassonografia, eletrocardiograma, tomografia, mamografia, endoscopias, exames laboratoriais, entre outras especialidades. O hospital possui convênio com o Ministério da Educação (MEC) e é autorizado para funcionamento de residência médica, cirúrgica e clínica ginecológica. É também campo de aprendizagem e estágios para estudantes de curso das mais diversas faculdades, campo de estágio para os cursos técnicos na área de enfermagem e radiologia, não só de Feira de Santana, como também dos municípios circunvizinhos conveniados com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e a instituição.
Em comemoração aos 33 anos do HGCA será realizado no refeitório da unidade um almoço especial para os funcionários da unidade.

Fonte: Ascom/HGCA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui