28 de mar de 2017

I Mostra de Pesquisa é realizada no HEC de Feira de Santana

   

No dia 26 de abril, a partir das 8 horas, o Hospital Estadual da Criança (HEC) / Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (LABCMI) vai sediar sua I Mostra de Pesquisa. O evento, gratuito e aberto ao público, vai abordar a “Importância das pesquisas para o cuidado da saúde da criança” e o público-alvo é composto por professores, estudantes e colaboradores da unidade hospitalar.

Com carga horária de 8 horas, o evento abrange as seguintes áreas temáticas: gestão e avaliação em saúde na unidade hospitalar pediátrica, e produção do cuidado pediátrico em unidade hospitalar. Na programação constam abordagem do tema da mostra e realização de mesa redonda sobre aspectos éticos nas pesquisas científicas com crianças.

De acordo com Milena Pessoa, diretora médica do HEC, o objetivo dessa mostra é estimular a produção científica dentro da unidade hospitalar. “A ideia é tornar isso algo rotineiro e de tradição dentro da unidade, considerando que a aquisição de conhecimento é de suma importância para qualquer unidade de saúde e, principalmente, em uma unidade como o HEC que tem o ensino voltado para estagiários, residentes e internos das mais diversas especialidades de formação em saúde como um foco dentro da gestão", declara.

O evento conta com o apoio das instituições de ensino superior locais. Haverá entrega de certificados e os interessados podem submeter seus resumos entre os dias 29 deste mês e 12 de abril através do e-mail  mostradepesquisahec@gmail.com.  As inscrições devem ser feitas virtualmente através do link http://migre.me/winst. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (75) 3602-0471.

Fonte: Ascom HEC 

I MOSTRA DE PESQUISA DO HOSPITAL ESTADUAL DA CRIANÇA
“IMPORTÂNCIA DAS PESQUISAS PARA O CUIDADO DA SAÚDE DA CRIANÇA”

NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS1

A superintendência da Liga Álvaro Bahia Contra Mortalidade Infantil juntamente com o Núcleo de Educação do Hospital Estadual da Criança faz saber que a I Mostra de Pesquisa do Hospital Estadual da Criança, acontecerá em 26 de abril de 2017, destinadas docentes, discentes e colaboradores do HEC.

1 ARÉAS TEMÁTICAS
Os trabalhos deverão estar incluídos nas duas áreas temáticas citadas abaixo e relacionados ao Hospital Estadual da Criança (HEC). Os tipos de trabalho podem ser: Relato de experiências; projetos de intervenção; pesquisas; extensão; resultados de pesquisas de trabalhos de final de curso (TCC) de graduação, especialização, dissertação de mestrado, tese de doutorado e outras pesquisas cientificas.
 - Gestão e Avaliação em Saúde na Unidade Hospitalar Pediátrica;
  - Produção do Cuidado neonatal e pediátrico em Unidade Hospitalar;

2        ORIENTAÇÕES GERAIS
- Todos os trabalhos deverão estar relacionados à pesquisa realizada na Unidade Hospitalar HEC;

 -  Cada trabalho poderá contar com 6 (seis) autor (es) no máximo;

- O (s) nome(s) do autor (es) será (ão) digitado (s) por extenso e exatamente da mesma forma em todos os resumos, quando mais de um for enviado;

- Cada participante poderá inscrever até 2 (dois) trabalhos na condição de relator;



3      MODALIDADES DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

           As modalidades de apresentação de trabalhos científicos na I Mostra de Pesquisa do HEC serão: comunicação oral e sessão pôster. Para tanto, a indicação da modalidade será por parte dos avaliadores.

  

4      ESTRUTURA DO RESUMO


Os trabalhos deverão ser encaminhados sob a forma de resumo expandido, contendo 500 a 1000 palavras, as quais deverão incluir o título, introdução, objetivos, descrição metodológica, resultados, conclusão, contribuições/ implicações para o serviço/unidade hospitalar e suas referências. A qualidade do texto (gramática, ortografia e digitação) é de responsabilidade do(s) autor(es) e será considerada como critério de avaliação da Comissão Científica.
O texto deverá ser digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12 (doze); espaço simples entre linhas; margem superior e esquerda - 3,0 cm, margens inferior e direita 2,0 cm. Os parágrafos devem receber alinhamento justificado, com primeira linha com parágrafo 1,25 cm. Título completo escrito em letras maiúsculas, tamanho 12 (doze), negrito e centralizado. O subtítulo, se houver, deverá ser precedido de dois pontos.
Após título e subtítulo, se este houver, deve-se apresentar o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es) separado(s) por um espaçamento simples, tamanho 12(doze), em negrito, à direita, atentando para que o nome do relator apresente-se sublinhado. É imprescindível listar em nota de rodapé os dados do(s) autor (es): formação, maior titulação, vinculação institucional, e-mail e telefone do relator para contato.
Posteriormente ao nome(s) do(s) autor(es), deve-se evidenciar a área temática do trabalho. Em seguida, o(s) autor(es)   deverão  relacionar de 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chaves.
O resumo ser salvo no formato Word para Windows (versão 1997 ou superior), evidenciando o primeiro nome e último sobrenome do primeiro autor (exemplo: JOÃO_SILVA).

5      SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

Os resumos deverão ser encaminhados para o e-mail: mostradepesquisahec@gmail.com no período de 29 de março a 12 de abril de 2017, até 23:59h;

  - O não atendimento às normas apresentadas resultará na recusa do trabalho.
  - O conteúdo do trabalho é de inteira responsabilidade do(s) autor (es).
5.1 Notas

   - Os trabalhos poderão ser inscritos para ser apresentados em forma de Pôster ou Comunicação Oral, ficando o julgamento da modalidade de apresentação sob a responsabilidade da Comissão Científica;

  - O(s) autor (es) será(ão) comunicado(s) do resultado da avaliação de seus trabalhos de 21/04/2017;

  - A Comissão Científica indicará os trabalhos das duas áreas (acima relacionadas) para apresentação oral.

  - Os trabalhos submetidos com indicativos de premiação, deverão ser enviados em sua íntegra. Serão critérios de avaliação a originalidade e a relevância científica e social.

  - A Comissão Científica não aceitará envio de correções nos resumos após a inscrição dos mesmos, ficando os eventuais erros sob a responsabilidade do(s) autor(es);

  - Resumos que não cumpram com as exigências descritas acima não serão aceitos.

 - Os autores que demonstrarem interesse em inscrever seus trabalhos para premiação, deverão encaminhar produções científicas inéditas e submeter para apreciação da banca examinadora resumo de 3 a 5 laudas.


6  INSTRUÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS


6.1 De Comunicação Oral


     Cada trabalho terá no máximo 10 (dez) minutos para apresentação, devendo o relator demonstrar capacidade de apresentar as ideias centrais do trabalho: problema de pesquisa, objetivo (os), aspectos teóricos e metodológicos, análise dos achados, conclusões/considerações finais.


6.2 Dos Pôsteres Dialogados


 - As informações devem ser organizadas de modo claro e objetivo, buscando apresentar e facilitar a compreensão das ideias centrais do trabalho;

 - O título do trabalho no pôster deve ser o mesmo do título do resumo enviado, escrito em letras maiúsculas.

 - O(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) vir por extenso e exatamente os mesmos em todos os resumos quando mais de um for enviado, logo abaixo do título sendo que o nome da relatora deverá ser sublinhado. Serão admitidos no máximo 04 (quatro) autores por trabalho (incluindo professor orientador);

 - O painel utilizado para exposição será identificado pelo número do trabalho informado após o aceite.

 - O tamanho do pôster deverá ser de 0,90 m de largura por 1,20 m de altura, não ultrapassando esses limites;

 -  A letra utilizada deverá ser suficiente para ser lida a 1m de distância;

 - Recomenda-se o uso de cores das letras brancas ou azuis escuras e do plano de fundo do pôster branco exclusivamente;

  - O pôster deverá conter: título, nome(s) do(s) autor(es), instituição e cidade/estado do(s) autor(es), área temática, seguidos dos itens descritos no resumo: introdução, objetivo, metodologia resultados (poderão ser ilustrados com figuras, quadros, gráficos e tabelas), considerações finais/conclusões e referências.

 - Os pôsteres deverão ser expostos nas datas e horários estabelecidos pela Comissão.


6.2.1 Pôsteres: esclarecimentos

    A confecção, fixação e retirada do pôster é de responsabilidade dos autores.

    A Comissão Organizadora não se responsabilizará pela retirada e guarda dos mesmos;

    Todo material necessário para a exposição do trabalho (pôster), deverá ser de responsabilidade do(s) autor(es);

    O(s) autor(es) deverá(ao) fixar o pôster 30 minutos antes do início da sessão, devendo permanecer ao lado desse durante todo o período definido para apresentação.

    É imprescindível a presença da relatora ao lado do pôster, principalmente no horário estipulado para a discussão do trabalho, junto ao professor avaliador.


ANEXO – Estrutura do Resumo Expandido


TÍTULO DO RESUMO EXPANDIDO

Primeiro Autor[1]; Segundo Autor[2]; Terceiro Autor[3] e Quarto Autor[4]

PALAVRAS-CHAVE: uma; duas; três.

INTRODUÇÃO
Na introdução deve ser utilizada bibliografia apropriada para formular os problemas abordados e a justificativa da importância do assunto, deixando claro o(s) objetivo(s) do trabalho. Os nomes científicos devem estar em itálico. Siglas e abreviaturas, quando usadas pela primeira vez, devem ser precedidas do seu significado por extenso, como no exemplo: Hospital Estadual da Criança (HEC). Números até dez, devem estar por extenso, a menos que sejam seguidos de alguma unidade de medida, ou indiquem figuras ou tabelas. Unidades de medidas e símbolos devem seguir o Sistema Internacional.

MATERIAL E MÉTODOS OU METODOLOGIA (ou equivalente)
Deve ser indicado procedimento utilizado na realização da investigação. Dependendo da natureza do trabalho, uma caracterização da área experimental deve ser inserida neste tópico, tornando claras as condições em que a pesquisa foi realizada. Os métodos utilizados, quando já publicados, devem ser citados no texto e relacionados nas referências.

CONSIDERAÇÕES FINAIS (ou Conclusão)
O(s) último(s) parágrafo(s) dos resultados e discussão deve trazer as conclusões sumarizadas na forma de texto corrido.

CONTRIBUIÇÕES/IMPLICAÇÕES PARA O SERVIÇO/UNIDADE HOSPITALAR
Trazer contribuições e/ou implicações para o serviço/unidade hospitalar em forma de texto corrido.

REFERÊNCIAS

Seguir orientações da ABNT

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: Informação e documentação - Artigo em publicação periódica científica impressa – Apresentação. Rio de Janeiro, 2003. 5 p.

 ______. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002. 24 p.

______. NBR 6028: informação e documentação: resumos. Rio de Janeiro, 2003. 2 p.

________________________

1 Normas para inscrição de trabalhos adaptadas do II Workshop de Terapia Intravenosa e Infusional da Universidade Estadual de Feira de Santana, 2014.


[1]  Bolsista PIBIC/CNPq, Graduando em Nome do Curso, Nome da Instituição
[2]  Orientador, titulação, Departamento de nome, Nome da Instituição
[3] Participante do projeto ou núcleo tal, categoria profissional, titulação, Departamento de Nome, Nome da Instituição, telefone e e-mail: codinome@provedor.br
[4] Categoria profissional, nome da Instituição X, titulação, 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui