8 de mar de 2017

Iniciada instalação de sistema de bombeamento para segurança hídrica da RMS


Com o objetivo de garantir a segurança hídrica em Salvador e Região Metropolitana, um sistema de bombeamento está sendo instalado pela Embasa para fazer a reversão do lago de Santa Helena para o rio Jacumirim, que abastece a barragem de Joanes II, um dos principais mananciais que abastecem a região. Foram investidos R$ 2,5 milhões na aquisição dos equipamentos que possibilitarão o acréscimo de quatro mil litros por segundo (l/s) no volume de água do rio.

As obras no lago de Santa Helena, situado entre as cidades de Dias D'Ávila e Mata de São João, tiveram início na segunda-feira (6) e a previsão é de que o sistema entre em funcionamento ainda esse mês. A barragem de Joanes II, que faz parte do sistema integrado de abastecimento de água da região metropolitana de Salvador, está com nível abaixo do esperado para essa época do ano em consequência da estiagem prolongada que atinge a região.

De acordo com dados do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a Bahia vive a pior seca dos últimos 50 anos. A estiagem que atinge o Estado está reduzindo o nível dos mananciais utilizados para o abastecimento humano em diversas áreas, incluindo a Região Metropolitana de Salvador (RMS).

por Edmundo Filho
Fonte: Secom Bahia  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui