21 de mar de 2017

Resultado de pesquisa em Educação do Campo será lançado em Feira durante Seminário


O Movimento de Organização Comunitária (MOC) realizará no próximo 22 de março, um Seminário com gestores/as escolares e representantes de Universidades quando serão devolvidos os resultados de uma pesquisa científica sobre os impactos da metodologia do Projeto CAT (Conhecer, Analisar e Transformar a realidade do campo), nas políticas públicas da Educação do Campo e na aprendizagem das crianças na região semiárida da Bahia.

A metodologia do CAT é formulada e desenvolvida pelo MOC há 23 anos em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e movimentos sociais/ sindicais do campo em 20 municípios do Semiárido da Bahia, localizados no Território do Sisal, Bacia do Jacuípe e Portão do Sertão.

O resultado da pesquisa está publicado no livro “Sementes de Educação Contextualizada”, que será lançado durante o Seminário na Pousada Central, localizado na Avenida Marechal Deodoro, Centro, em Feira de Santana.

A pesquisa é de iniciativa da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) com apoio do Instituto para Cooperação e Desenvolvimento (ICEP)/ Fundação Optimus, da Áustria e do Terre des Hommes Suisse. A Coordenação Geral da pesquisa foi realizada pela Profa. Dra. Maria do Socorro Silva (UFCG) e Profa.  Dra. Inaiá Moreira de Carvalho (UFBA) com a colaboração da equipe do MOC e dos pesquisadores de campo.

Com os resultados da pesquisa em mãos a ideia é que a metodologia adotada no projeto seja analisada por gestores/as para colocar em prática através das políticas públicas que contribuirão para o desenvolvimento rural e urbano dos municípios.

Iniciado em 1994 o Projeto CAT tem mostrado que é possível desenvolver uma metodologia que valorize os sujeitos com seus diferentes saberes e culturas. Onde o projeto atua, educadores/as e crianças passam a conhecer sua realidade, analisam os dados obtidos e em seguida, após a construção do conhecimento voltado para a realidade local, apresentam à comunidade os resultados para juntos, escola e comunidade, encontrarem as formas de transformar essa realidade

SERVIÇO:

O quê?

Seminário com gestores/as escolares para lançamento do livro “Sementes de Educação Contextualizada: Resultados e Caminhos encontrados na pesquisa do Projeto CAT MOC/ICEP/UFCG”

Quando?
22 de março de 2017

Onde?

Pousada Central, localizado na Avenida Marechal Deodoro, Centro, em Feira de Santana.

INFORMAÇÕES:

Vera Carneiro

Programa de Educação do Campo (PECONTE), do MOC

Fones: (75) 3322-4404, (75) 3322-4444 e (75) 99179-7798


Fonte: Ascom MOC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui