28 de mar de 2017

Segmento de marmoraria recebe especialistas em Feira de Santana

  

O encontro oportunizou o contato dos empreendedores ligados a mármores e granitos com especialistas do ramo

Vívian Rodrigues


A parceria entre Sebrae, Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e Sindicato das Indústrias de Mármores, Granitos e Similares do Estado da Bahia (Simagran) reuniu empresários do ramo em um encontro com especialistas em Feira de Santana. Durante o evento, que integra o Programa Sebrae Conecta, os palestrantes apresentaram as tendências do setor de mármores e granitos e destacaram a necessidade de adotar soluções inovadoras para reduzir gastos e enfrentar a crise.

No evento que aconteceu dia 22, o empresário Rogélio Paes e o designer Ludson Zampirolli, ambos consultores focados no ramo de rochas ornamentais no Espírito Santo, fizeram uma análise do cenário e destacaram a importância da inovação e da implantação de ações individuais e coletivas, evitando o fluxo de informações deficitárias. “Os resultados são mais evidentes quando você executa ações e trabalha a empresa como um todo, e não como setores separados. A informação tem que circular por toda a empresa para que obtenha resultados positivos”, pontuou Rogélio.

Os especialistas frisaram ainda a necessidade dos empresários firmarem parcerias para buscar oportunidades e apoio, potencializando os negócios em toda cadeia, e investirem em design para provocarem o chamado “wow factor”, expressão utilizada para descrever a sensação que os clientes têm quando encontram um produto que supera suas expectativas.

Cobrança de devedores e recuperação de valores foram alguns dos temas abordados na apresentação dos advogados de Salvador, Antônio Carlos Suedde e Victor Cruz. Eles destacaram a importância de adotar estratégias administrativas para o enfrentamento de dívidas, principalmente neste momento de crise, evitando, assim, a multiplicação do problema e aumento das perdas. “A cadeia produtiva para porque o empresário está devendo, e muitos não atentam para isso”, afirmou Antônio Carlos.

A empresária e participante Adenilma Bezerra conta que a sua empresa segue na contramão da crise e do corte de investimentos, mudando para um ponto maior e alterando a aparência da empresa, além de realizar cursos e capacitações do Sebrae. “É importante o empresário participar de momentos como esse. Às vezes, a gente acha que sabe tudo e, chegando aqui, se surpreende. A gente ganha espaço no mercado assim, inovando e mudando”, afirmou ela, dona da Evolução Mármores e Granitos.

Segundo o especialista do Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia SENAI CIMATEC, Paulo Neves, o corte de desperdício passa pela eficiência energética dentro de uma empresa, como uso de um sistema de iluminação adequado ao ambiente, acendimento automático e equipamentos inteligentes. “Olhar para o seu custo e melhorar os seus processos também pode tirar você da crise”, afirmou durante sua apresentação.

Parcerias entre empresas do mesmo setor, realização de compras coletivas e mais as rodadas de negócios são pontos positivos, segundo a avaliação do presidente estadual do Simagran, Marcos Maram. “O sindicato com os seus parceiros, como o Sebrae, tem procurado atender necessidades do empresário. O evento foi excelente, tivemos quatro palestras de conteúdo extremamente relevante para o setor. Isso vai abrir novas oportunidades para que as empresas pensem como mudar o cenário atual”, destacou.

Sebrae Conecta

Após promover o encontro com especialistas, o próximo passo do programa Sebrae Conecta é captar empresas para obterem o acompanhamento da ferramenta Método de Melhoria do Desempenho Empresarial (MEDE), que conta com 10 meses de assessoria gerencial associada a 80 horas de consultoria. “Há uma série de medidas que vão levar a empresa a ter um ganho efetivo real de produção, faturamento, redução de custos e desperdícios”, explica o técnico do Sebrae Eduardo Simas.

Em 2016, este plano de atendimento especializado do Sebrae resultou numa satisfação de 89% das empresas acompanhadas, que obtiveram números excelentes para a melhoria de resultados, desde redução de desperdícios ao aumento do faturamento e ganho efetivo de produtividade.

O Sebrae Conecta inclui ainda missões empresariais, consultoria especializada, ações de inovação e tecnologia, aproximação com âncoras, compradores e fornecedores através de showrooms, além de rodadas e encontros de negócios.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias Bahia

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