Circuito formativo gratuito integra agenda de lançamento do disco da Quixabeira da Matinha - Portal Terra de Lucas

 

PORTAL%20TERRA%20DE%20LUCAS

Post Top Ad - Destaque Principal

Post Top Ad - banner portalterradelucas

18 de fevereiro de 2025

Circuito formativo gratuito integra agenda de lançamento do disco da Quixabeira da Matinha

Banner%20728%20x%2090%20interno

 

1_Quixabeira%20da%20Matinha_Foto%20Ana%20Reis

A história do grupo será contada por seus integrantes no Painel com o tema “Quixabeira da Matinha - 36 anos de samba de roda” | Foto: Ana Reis

 

“Tudo pronto! 24 músicas em 12 faixas e logo, logo o mundo todo vai poder ouvir o nosso primeiro álbum lançado nas plataformas de música. É a realização de um sonho, graças a força da coletividade e a muita gente que valoriza a nossa história”, anuncia Guda Quixabeira, produtor fonográfico do disco, compositor, cantor e representante do grupo de samba de roda Quixabeira da Matinha.

 

O álbum intitulado “Vencedor de Batalhas” estará disponível logo após o carnaval nas principais plataformas de música na internet. Até lá, o grupo promove uma agenda cultural e formativa com acesso gratuito. O circuito formativo de lançamento do disco acontece neste fim de semana, sábado (22) e domingo (23), em Feira de Santana, com 3 painéis temáticos acessíveis para pessoas surdas e com audiodescrição disponível. As inscrições podem ser feitas no local e haverá certificado.

 

A programação de sábado acontecerá no Café-Teatro do Sesc Centro e começa às 9h com o Painel “Acessibilidade Cultural”. Essa mesa será composta pela mestra e doutoranda em estudos linguísticos Emanuelle Ressurreição, pela intérprete de Libras e irmã de surdo Jamile Costa, pela audiodescritora Michele Oliveira e por Ivanildo Medeiros, artista visual e pessoa surda. As painelistas vão falar sobre suas experiências no campo da Cultura, dar dicas de como tornar um evento ou projeto cultural mais acessível e responder perguntas do público presente. 

 

No sábado à tarde, o Sesc será sede do segundo painel com o tema “Quixabeira da Matinha - 36 anos de samba de roda”, a partir das 14h, com mediação da atriz e professora Rebecca Braga. Quem for participar desse momento terá a oportunidade de ouvir o próprio grupo contar suas histórias mais marcantes ao longo dessa trajetória com o samba de roda da Bahia, patrimônio da humanidade pela Unesco - Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura. “É claro que vai ter samba”, garante Aline Souza, percussionista e backing vocal da banda.

 

Música Independente e Direito Autoral

 

O terceiro painel vai acontecer no Centro de Cultura Amélio Amorim (sala 3), no domingo (23), a partir das 15h, e será voltado para a prática cotidiana de quem compõe, grava e distribui música no mercado independente. O tema “Música Independente e Direito Autoral” será o centro da conversa e o público presente poderá participar ativamente com perguntas e comentários. 

 

Esse painel também vai refletir o caso do pout-porri composto pelas canções “Amor de Longe” (Terezinha e Carmelita), “Vinha de Viagem” (Manezinho de Isaías) e "Alô Meu Santo Amaro” (Coleirinho da Bahia). Esses sambas foram gravados por Carlinhos Brown em 1996, recebeu o nome de “Quixabeira”, ocupou relevante espaço na indústria fonográfica, mas até hoje os seus autores não foram reconhecidos nem remunerados.

 

A mediação será do historiador e radialista Elsimar Pondé e a mesa será composta pelo jornalista, cantor e compositor Roberto Kuelho, por Guda Quixabeira e por Lore Cerqueira, produtora executiva do grupo Quixabeira da Matinha e que também assina a direção musical e a curadoria desse álbum gravado no estúdio do Quilombo Matinha dos Pretos, localizado na Casa do Samba Dona Chica do Pandeiro, zona rural de Feira de Santana.

 

Ensaios, curadoria de canções, reuniões e uma rotina imersiva fizeram parte da Residência Musical dessa produção que tem como resultado o registro de um acervo sonoro de reconhecida relevância para a salvaguarda do samba de roda da Bahia.

O “Disco Vencedor de Batalhas - Quixabeira da Matinha” é um projeto contemplado pelo edital da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Governo Federal. Tem a realização do próprio grupo e do coletivo Casa das Águas Comunicação e Cultura.




Enviado por Elsimar Pondé

Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

Post Top Ad - banner rodape portalterradelucas